A UDRP (Política de resolução uniforme de disputas por nome de domínio) foi adotada pelos registradores credenciados à ICANN em todos os gTLDs (.aero, .asia, .biz, .cat, .com, .coop, .info, .jobs, .mobi, .museum, .name, .net, .org, .pro, .tel e .travel). Processos de disputa sobre registros de nomes de domínio considerados abusivos (por exemplo, “cybersquatting”) podem ser iniciados por um detentor de direitos de marca comercial. A UDRP é uma política estabelecida entre um registrador e seu cliente e é incluída nos contratos de registro para todos os registradores credenciados à ICANN.

Concluindo, a internet não criou um mundo isolado, pois o ciberespaço está ao alcance do Direito, já havendo proteção legal (inclusive a nível constitucional) para as marcas e nomes, de modo que o uso indevido de um nome sempre deve ser combatido, afinal o sucesso de uma empresa depende também dos símbolos utilizados para se identificar no mercado.


Meios Tradicionais de Publicidade: Os meios tradicionais de divulgação, como cartões de visitas, panfletos, rádios e redes de TV ainda são uma boa pedida. Em todos os anúncios publicitários da sua empresa, deixe estampado o endereço do seu website. Você não pode culpar os seus clientes por não te visitarem se você não os informa o endereço da sua página.
Palavras-chave: registro de nomes de domínios, intervenção estatal no domínio econômico, Comitê Gestor da Internet no Brasil, governança da internet.SUMÁRIO: 1. Introdução. 2. ATORES DE UM SISTema DE REGISTRO DE NOMES DE DOMÍNIOS. 3. A GOVERNANÇA DOS ccTLDs E O ESTADO. 3.1 A relevância do registro de nomes de domínios para o Estado. 3.2 Modos de intervenção estatal e estruturas de governança para o ccTLD. 4. EXPERIÊNCIA internacional. 4.1 França. 4.2 Suécia. 4.3 Suíça. 4.4 Colômbia. 5. REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS RELATIVOS AO ccTLD “.br”. 5.1 A regulação do serviço de registro de nomes de domínio e o ordenamento jurídico. 5.2 A delegação estatal da gestão do “.br”. 6. Análise comparativa dos modelos de gestão de cctld. 7. Conclusões. 8. referências bibLiográficas.
Nos primeiros anos de funcionamento internet, essa designação foi inicialmente feita, na maioria dos países, para universidades ou organizações não governamentais voltadas para a pesquisa, por serem as primeiras entidades que requisitaram conexão à rede mundial de computadores – na maior parte das vezes com o propósito de usá-la para fins acadêmicos (MUELLER, 2002 apud YU, 2004).
Com a entrada em vigor da GDPR, passos concretos começam a ser tomados na direção de se reformar o Whois. Dois registradores de nomes de domínio, dot Amsterdan e FLR Registry, responsáveis pelos registro de domínios geográficos relacionados à cidade de Amsterdã e à região de Friesland, na Holanda, se recusaram a publicar os dados dos titulares dos domínios registrados por elas. As empresas alegaram que ao publicar os dados elas estariam violando a lei de proteção de dados da Holanda e, no futuro, não estariam adequadas às regras da GDPR.
Los registradores seráficos de la orden superior realizan así un enlace estrecho con los cuerpos de información de su propia orden y con todos los registradores subordinados, mientras que las transmisiones les permiten mantener comunicación constante con registradores más elevados del superuniverso y, mediante este canal, con los registradores de Havona y los custodios del conocimiento [...] theuniversalfather.com
• Caracteres válidos são letras de “a” a “z”, números de “0″ a “9″, o hífen, e os seguintes caracteres acentuados: à, á, â, ã, é, ê, í, ó, ô, õ, ú, ü, ç (para fins de registro, verifica-se uma equivalência na comparação de nomes de domínio. Esta verificação é realizada convertendo-se os caracteres acentuados e o cedilha, respectivamente, para suas versões não acentuadas e o “c”, e descartando-se os hífens);

O registro de nome de domínio de internet é uma entidade que recebe informações de serviços de nome de domínio (DNS) de uma empresa de registro de nome de domínio, insere esta informação em um banco de dados centralizado e a propaga em arquivos de zona da internet, de forma que os nomes de domínio possam ser encontrados pelos usuários no mundo todo através de aplicativos como o world wide web (www) e e-mail. verisigninc.com
Depois de registrar um domínio, é hora de usá-lo! Consulte nosso blog para obter aconselhamento especializado sobre as próximas etapas depois de comprar um nome de domínio e dicas sobre como expandir sua empresa através de seu novo site. Registrar um domínio é fácil, acessível e dá a você seu espaço na web para usar quando e como quiser. Não adie mais. Encontre seu domínio hoje.
Acha que vai precisar de mais ajuda? Ligue para nossa equipe de suporte ao cliente. Ela pode trabalhar com você por telefone para registrar um domínio e configurá-lo com qualquer outro serviço do site desejado. Você ainda precisará de um método de pagamento fácil, mas ela vai cuidar do resto. Eles responderão a qualquer dúvida que você possa ter e até mesmo ajudá-lo a pensar em ideias para um ótimo nome de domínio se ainda não decidiu um.
Sabia que as agora as capitais possuem extensões de domínio próprias? Sim, a iniciativa – que ainda está em fase de implementação – está criando várias novas extensões (já disponíveis aqui na HostGator). Se você é de São Paulo, por exemplo, já pode ter um domínio registrado com a extensão .sampa.br. É uma oportunidade incrível de divulgar seu negócio localmente, já que muitas pessoas procuram por produto + localização.
Então, você pode esperar um contato do registrador atual pedindo a confirmação da transferência. Esse processo pode parecer repetitivo, mas ele existe para proteger você contra transferências não autorizadas do seu nome de domínio. Depois que você enviar a confirmação ao registrador atual, o registrador recebedor concluirá a transferência, o que leva aproximadamente cinco dias. Confira Cinco coisas que todo registrante de nome de domínio deve saber sobre a Política de Transferência da ICANN para saber mais sobre os formulários de confirmação.
Esse processo requer o preenchimento e impressão de formulário para transferência encontrado no Registro.br. O formulário inclui o número de CPF do indivíduo ou o número de CNPJ da empresa. Uma cópia do documento CNPJ ou documento oficial contendo o número de CPF do indivíduo também é necessária. Em caso de a transferência de nome de domínio ocorrer entre empresas, o Registro.br solicita o fornecimento de um dos seguintes documentos pelo atual proprietário do domínio.
Na década de 1980 o governo e pesquisadores brasileiros uniram-se para planejar e organizar a construção de uma rede que interligasse as universidades. Mas, foi somente quando a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Laboratório Nacional de Computação Científica fecharam parcerias com instituições de pesquisas dos Estados Unidos que a internet efetivamente foi implantada no Brasil.
Concluindo, a internet não criou um mundo isolado, pois o ciberespaço está ao alcance do Direito, já havendo proteção legal (inclusive a nível constitucional) para as marcas e nomes, de modo que o uso indevido de um nome sempre deve ser combatido, afinal o sucesso de uma empresa depende também dos símbolos utilizados para se identificar no mercado.

A primeira regra é que não é permitido transferir um nome de domínio a outro registrador ou registrante dentro de 60 dias após uma mudança no titular do nome registrado ou nas informações de contato administrativas. Alguns registradores podem, a critério deles, oferecer uma opção para não cumprir o período de bloqueio de 60 dias. No entanto, essa regra existe para proteger você, e o registrador não precisa oferecer essa opção. Se o seu objetivo for transferir o nome de domínio, pode ser uma boa ideia concluir o processo de transferência antes de alterar as informações de contato.
As estruturas de organização da infraestrutura e gestão da internet repetem-se a partir de um organismo central, apoiado em organismos regionais e em instituições nacionais. Na esfera mundial, a gestão é exercida pela Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), entidade de direito privado, sem fins lucrativos, vinculada ao governo dos Estados Unidos da América, que congrega representantes das comunidades mundiais acadêmica, empresarial, técnica e de usuários da internet.
Quando você decide colocar seu negócio ou marca on-line, começa a ver muitos termos como nome de domínio, site, URL, registrador de domínios etc. Ainda que todos estejam relacionados à criação de um site, eles não têm o mesmo significado. Felizmente, são termos fáceis de entender. Veja as noções básicas neste artigo. Depois que descobrir as diferenças entre cada termo abaixo, você estará pronto para explorar a Web com confiança.
Ter um domínio personalizado é, hoje, uma das medidas estratégicas que ajuda a defender e melhorar a visibilidade da marca na internet. Afinal, há mais de 1 bilhão de páginas no mundo, logo, destacar-se entre as demais plataformas não é nada fácil. Por isso, o planejamento eficiente deve contemplar recursos como esse, que também é fundamental para atingir o sucesso.
Operador do registro (registry, em inglês), gestor do ccTLD ou simplesmente “registro” é a entidade responsável pelo repositório oficial e centralizado de todos os nomes de domínios registrados sob um ccTLD. É o responsável por publicar eletronicamente essa lista de nomes para o sistema de nomes de domínios (DNS), composto por vários servidores. Para tanto, essa entidade deve dispor da infraestrutura tecnológica necessária para comportar as suas bases de dados e para trocar informações com os servidores DNS, garantindo o funcionamento da internet sob aquele TLD, seja um ccTLD ou um gTLD. Também cabe ao operador gerir a alocação de endereços IP destinados àquele ccTLD, bem como manter informações adicionais, como os contatos dos proprietários dos nomes de domínio e o registrador que registrou o nome de domínio para o usuário (BUSH; HUTER; WENZEL, 2006).
Como a memorização dessa sequência de números não é trivial, foi criado, em 1984, um sistema que vincula cada sequência de números a um nome de domínio, que também deve ser único na internet. Esse sistema é denominado, em inglês, Domain Name System (DNS), e serve para traduzir em uma representação nominal a designação numérica dos endereços IP, sendo possível uma segregação desse nome de domínio por país e, em certa medida, por tipo de serviço ou área de atuação da respectiva organização.

O registro de nome de domínio de internet é uma entidade que recebe informações de serviços de nome de domínio (DNS) de uma empresa de registro de nome de domínio, insere esta informação em um banco de dados centralizado e a propaga em arquivos de zona da internet, de forma que os nomes de domínio possam ser encontrados pelos usuários no mundo todo através de aplicativos como o world wide web (www) e e-mail. verisigninc.com


Utilize de nosso Verificador de Domínios para garantir os mais populares domínios em uma grande variedade de TLDs: .com, .net, .org, etc. Você sabia que com a Hostinger também é possível registrar domínio grátis na maioria dos pacotes de hospedagem? Simplesmente garanta um de nossos serviços de hospedagem com um domínio grátis e tenha um pacote exclusivo por um preço único. Um bom negócio para comprar domínio!


Os candidatos devem manter um registro histórico de competência no trato com os aspectos burocráticos dos processos de ADR. A ICANN considera que a análise adequada de alegações de conformidade administrativa e a distribuição de documentos confiável e bem documentada para as partes e para os corpos de jurados sejam capacidades essenciais dos provedores. Na ausência de um registro histórico bem estabelecido no tratamento de funções burocráticas, deve ser submetido um plano detalhado para o fornecimento normal dessa capacidade.
Por exemplo, se você tivesse uma empresa de aventura chamada Adventure Works, você poderia escolher usar adventureworks.com como seu domínio. Mas se Adventure Works na verdade é uma empresa especializada em viagens de barco pela costa de Zanzibar, então outro nome provavelmente servirá melhor para você, como zanzibarviagens.com − e os mecanismos de buscas encaminharão as pessoas certas para o seu site.
Para transferir um nome de domínio a outro registrante, você pode entrar em contato com o registrador atual para iniciar uma alteração de registrante. Na sequência, o registrador pedirá a sua confirmação por meio de um mecanismo seguro (isso normalmente é feito através de um e-mail para o titular do nome registrado). Você deve enviar a sua confirmação dentro do prazo definido pelo registrador (no máximo 60 dias), caso contrário a transferência não será realizada. Quando receber a sua confirmação, o registrador processará a transferência e avisará você e o novo registrante quando ela for concluída.

A ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) é responsável pelo gerenciamento e pela coordenação do DNS (Sistema de Nomes de Domínio) a fim de garantir que cada endereço seja único e que todos os usuários da Internet possam encontrar todos os endereços válidos. Para isso, a ICANN supervisiona a distribuição de endereços e IP e nomes de domínio exclusivos. Ela também garante que cada nome de domínio seja associado ao endereço IP correto.

O Brand Root é um gerador exclusivo de nomes para domínios .com. Todos os nomes listados são escolhidos a dedo e anunciados com um valor pré-determinado e um logotipo pronto para utilização. Vale lembrar que alguns dos domínios listados nesse site são totalmente exclusivos – e por isso mesmo podem ter um valor mais elevado do que o normal. No entanto, o site possui alguns filtros para que você possa visualizar apenas aqueles que cabem no seu bolso.

A STOP (Política de impugnação de lançamento de marca comercial) ficou disponível somente para detentores de propriedade intelectual que se inscreveram no Serviço de Queixas de IP durante a fase inicial do registro .biz (25 de junho a 21 de setembro de 2001). A STOP não está mais disponível como política de resolução de disputas para nomes de domínio .biz. As disputas podem ser formalizadas com base na UDRP, RDRP ou nos tribunais de justiça disponíveis. Para obter mais informações, consulte o site do operador do registro.

O nome de domínio em si contém dois elementos: antes e depois "do ponto". A parte à direita do ponto, como "com", "net", "org" e assim por diante, é conhecida como domínio de primeiro nível ou TLD. Em cada caso, uma empresa (chamada de registro) está encarregada de todos os domínios que terminam com um TLD específico e tem acesso a uma lista completa de domínios com esse nome e também aos endereços IP aos quais esses nomes estão associados. A parte anterior ao ponto é o nome de domínio que pode ser registrado e usado para fornecer sistemas on-line, como sites, e-mails e assim por diante. Esses domínios são vendidos por vários "registradores", que têm liberdade para cobrar o valor que quiserem, embora precisem pagar uma taxa determinada ao registro em nome do qual o domínio será registrado.
O Dot-o-mator permite que você crie sugestões para nomes de domínio, usando listas de categorias de início e fim. Você insere uma palavra (ou palavras) na caixa à esquerda e depois escolhe algumas palavras para o fim  (ou digita as suas próprias). Clique para combiná-los e o Dot-o-mator irá gerar uma lista de nomes de domínio disponíveis. Caso você veja algum nome que goste, pode salvá-lo na sua “caixa de rascunho” e continuar pesquisando.
Se você deseja um ambiente amigável, de fácil usabilidade, totalmente otimizado e com instalação fácil com apenas um clique, então você está no lugar certo. Utilize scripts de CMS populares como Wordpress, Joomla, Drupal, Prestashop, OpenCart, Magento, Fóruns e outras 300 opções. Atualize seu site sem precisar saber de programação, evitando complicações e facilitando o gerenciamento de suas páginas com poucos cliques.
×