Uma vez registrado, não há a possibilidade de mudança do nome ou cancelamento da inscrição, sendo necessário aguardar o período de 12 meses para manifestar a descontinuidade do mesmo (regra geral). Neste período, o cliente poderá optar se utilizará o domínio para a criação de um novo website ou apenas fará o seu direcionamento para um website já existente, como é o caso do nosso hotsite especial para a promoção de 5 anos da HostDime. O hotsite foi criado sobre o endereço “www.hostdime5anos.com.br”, porém temos os domínios “hostdime5anos.com” e “hostdime5anos.net” direcionando para o mesmo conteúdo.

O resultado final é que o site da ICANN pode ser encontrado em "icann.org" em vez de em “192.0.32.7” – que é como os computadores da rede o conhecem. Uma vantagem desse sistema (além de facilitar muito o uso da rede para as pessoas) é que um determinado nome de domínio não precisa estar vinculado a um determinado computador, pois o vínculo entre um domínio e um endereço IP pode ser alterado de forma rápida e fácil. Essa alteração é reconhecida por toda a Internet dentro de 48 horas graças à atualização constante da infraestrutura do DNS. O resultado é um sistema extremamente flexível.


Voltando ao exemplo das dicas de animais, dá para usar essas palavras para criar combinações de nomes como “portaldosbichos”, “dicasparaanimais” (esse tem um problema de dobrar letras) ou “blogdosbichos”. Você também pode fazer combinações com mais de uma palavra do assunto abordado ou com trocadilhos. Exemplos: “meuamadopet”, “animalismo” ou “meubichinho”.
Com um registro de domínio padrão, sim. A ICANN exige que essa informação seja publicada. Porém, com os serviços de Registro Privado da GoDaddy, você nunca mais precisará se preocupar com a disponibilização de suas informações de contato. É muito fácil adicionar esse recurso à maioria dos domínios e mostrar informações de proxy no lugar das informações de contato. Quando se trata de privacidade, lutamos pelos seus interesses.
A depender da política pública adotada em cada país, assevera a UIT (2008) que o modelo de múltiplos registradores é mais aconselhável por proporcionar um ambiente favorável à competição. Esse modelo também fortalece a indústria de provedores de acesso e pode estimular o setor de serviços relacionados à rede mundial como um todo, aumentando a expertise e favorecendo a ampliação do uso da internet em um país.
Grande parte da propaganda entra em nossa mente através dos ouvidos. Ouvimos o nome de um site no rádio, ao telefone, em uma conversa com amigos. Se o nome for de difícil pronúncia, como vamos entendê-lo e gravá-lo em nossa memória? Nomes de origem estrangeira, como o do exemplo anterior, são ótimos candidatos a não serem entendidos. Não é o caso, por exemplo de ibm.com.br ou globo.com que são fáceis de pronunciar e entender. Um nome fácil típico, não tem excesso de consoantes e possui letras repetidas, o que ajuda na memorização.

Como a memorização dessa sequência de números não é trivial, foi criado, em 1984, um sistema que vincula cada sequência de números a um nome de domínio, que também deve ser único na internet. Esse sistema é denominado, em inglês, Domain Name System (DNS), e serve para traduzir em uma representação nominal a designação numérica dos endereços IP, sendo possível uma segregação desse nome de domínio por país e, em certa medida, por tipo de serviço ou área de atuação da respectiva organização.
As sugestões de UnitedDomains são para obter domínios de nível superior genérico (gTLD) aprovados recentemente (.xxx, .travel, .google, .youtube e .lol), ou ao menos ser notificados quando estiverem disponíveis já que alguns poderiam chegar só em 2015: domínios geográficos e de viagens (.madrid, .vegas, .london, .nyc,…), relacionados à web (.web., .online, .site, .app,…), de negócios (.business, .hotel, .car, .solutions,…), genéricos (.love, .cool, .news,…), de compras (.shop, .store, .buy,…), de comunidades (.gay, .vip, .singles,…), de comida (.bar, .pizza, .wine) e de entretenimento (.play, .film, .music, .books, .sport, .video…).

Enquanto, em alguns países, o responsável pelos registros sob o código nacional de domínio de primeiro nível é um órgão público (agência reguladora do setor de telecomunicações ou ministério das comunicações, por exemplo), em outros o operador do ccTLD é um organismo não-governamental que representa a comunidade de internet. Nesse caso, a entidade pode ou não ser auditada ou supervisionada pelo governo do seu país, a depender do nível de envolvimento do governo e da legislação vigente. Há ainda aquelas entidades responsáveis pelo registro nacional de nomes de domínios que são completamente autônomas e sem fins de lucro, e também há casos empresas comerciais que operam o registro com base em um vínculo contratual com o governo.


Depois de escolher o provedor de registro e determinar o domínio a ser registrado, é provável que alguns serviços adicionais sejam oferecidos pelas empresas. Esses serviços podem variar desde e-mail corporativo até a expansão da capacidade dos servidores que estão sendo reservados. O importante é verificar as suas necessidades imediatas e, na dúvida, contatar o suporte da empresa pode ser uma boa ideia, assim você já aproveita e testa a qualidade do atendimento da empresa.
Como em qualquer decisão de compra, o preço pode ser um fator importante. É fácil ser atraído para comprar um domínio a um preço muito baixo. Mas não se deixe enganar: alguns registradores de domínios oferecem preços promocionais a um custo extremamente baixo, mas depois escondem muitas taxas no contrato, mantêm você preso a eles e cobram altas taxas de renovação. Em geral, lembre-se de que os registradores que oferecem domínios a preços muito baixos podem ter outras maneiras não muito éticas de ganhar dinheiro. Essas táticas incluem:
• Caracteres válidos são letras de “a” a “z”, números de “0″ a “9″, o hífen, e os seguintes caracteres acentuados: à, á, â, ã, é, ê, í, ó, ô, õ, ú, ü, ç (para fins de registro, verifica-se uma equivalência na comparação de nomes de domínio. Esta verificação é realizada convertendo-se os caracteres acentuados e o cedilha, respectivamente, para suas versões não acentuadas e o “c”, e descartando-se os hífens);
Qualquer computador que pretenda utilizar ou oferecer serviços na internet precisa consultar um servidor de nomes de domínio – servidor DNS – predefinido para a rede em que essa máquina se encontra (para parte dos usuários, esse servidor DNS é o do seu provedor de acesso). Nesses servidores, os nomes de domínios são traduzidos em endereços IP numéricos, de tal forma que a informação, ao trafegar pela rede, possa encontrar o seu destino[2].
Sem hospedagem, ninguém poderá ver seu site. Para ter seu site online, você precisa combinar a hospedagem da GoDaddy com um nome de domínio e então carregar seu conteúdo. Fácil, certo? Certo! E tudo isso graças à configuração em apenas um clique, largura de banda e armazenamento e ilimitados, atualizações de recursos fáceis e dinâmicas e monitoramento de segurança integral.

O NameStation é um gerador de nomes de domínio que cria ideias de nomes relevantes e fornece orientação para pesquisas, sugestões de palavras-chave e variações de nomes baseadas nos seus critérios de pesquisa. Você pode inserir a sua palavra-chave principal e então selecionar a indústria ou categoria mais adequada para a sua empresa, e o NameStation irá gerar uma lista com nomes de domínio sugeridos (e disponíveis).
Como a memorização dessa sequência de números não é trivial, foi criado, em 1984, um sistema que vincula cada sequência de números a um nome de domínio, que também deve ser único na internet. Esse sistema é denominado, em inglês, Domain Name System (DNS), e serve para traduzir em uma representação nominal a designação numérica dos endereços IP, sendo possível uma segregação desse nome de domínio por país e, em certa medida, por tipo de serviço ou área de atuação da respectiva organização.
A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers - ICANN) é uma organização sem fins lucrativos responsável por administrar o sistema de nomes de domínio (DNS). As empresas precisam ser cadastradas na ICANN antes de começar o processo de integração com a Verisign. As empresas de registro de domínios que desejem oferecer gTLDs no programa de novos gTLDs da ICANN devem assinar a versão de 2013 do acordo de credenciamento da empresa de registro de domínios ("RAA") com a ICANN e cumprir com outros requisitos da ICANN. A Verisign não tem controle sobre a duração do processo de credenciamento na ICANN. ccTLDs como .tv e .cc não precisam de credenciamento na ICANN.


O gerador de nomes da Nanimum é ideal para lojistas e empreendedores que estão atrás de um domínio de um nome só. Com uma abordagem bastante simples e divertida de adicionar sufixos e prefixos, a ferramenta pode acabar gerando resultados inesperados e extremamente populares. O único ponto fraco da Nanimum é que ela não exibe de uma vez só todos os resultados, de modo que você precisará verificar, um por um, os domínios disponíveis.
A maioria dos registradores inclui o serviço básico de DNS com o custo do registro de domínio. Como resultado, a menos que você adicione servidores de nomes personalizados ao domínio, o domínio usará os servidores de nomes padrão do registrador. Isso significa que, na grande maioria dos casos, por padrão, os registros DNS são gerenciados pelo registrador.

Caso contrário, seria entendido esta omissão como uma aceitação da jurisdição estatal, provocada pela parte autora que quebrou o contrato, e desta forma, tacitamente, renunciou à jurisdição arbitral. Nesta hipótese, o silencio do réu é entendido como abdicação a jurisdição arbitral e aceitação da jurisdição estatal, e clara hipótese de distrato contratual tácito.
A CEDRP (Política de resolução de disputas de qualificação de registro) é cumprida pelos TLDs patrocinados .aero, .coop, .museum e .travel para contestação do registro de um nome de domínio sob o argumento de que o registrador não satisfaz os requisitos de qualificação (estabelecidos no regimento do TLD patrocinado) para registro de um nome de domínio no TLD específico. Qualquer pessoa ou entidade pode contestar um nome registrado baseado na política CEDRP.

Recentemente, a Divisão Global de Domínios (GDD) adicionou um novo integrante à equipe: Brian Gutterman, gerente do programa de serviços para registrantes, subordinado a Trang Nguyen, diretor sênior de programas estratégicos, que orientará nosso trabalho de conscientização e informação de registrantes de nomes de domínio e interação com os registradores, a comunidade da ICANN e outras partes que apoiem os registrantes.
Não se esqueça que deve ser o domínio completo composto do nome e do término. Um exemplo seria Registro.br. Caso o que você deseja não possa ser utilizado, o próprio site irá te propor alternativas e pode-se perceber que existem outras categorias de domínio além do “.com.br”, como “.art.br”, “.net.br”, dentre outros. Para saber as possibilidades, vale a pena conferir essa página.
Registros TXT: Usado para associar qualquer texto arbitrário a um domínio. Geralmente, os registros TXT são usados para associar registros SPF a um domínio para melhorar a capacidade de entrega de e-mails e proteger contra spammers que usam o nome de domínio ao enviar spam. Confira nossa postagem detalhada no blog Autenticação do e-mail e porque é importante.
Mesmo se você for uma pequena empresa local, os clientes esperam encontrá-lo online. É o primeiro lugar que eles olham quando estão tentando encontrar um produto ou serviço (ou até mesmo verificar o horário de funcionamento). E se você estiver usando um domínio temporário longo, parece que você não leva o seu negócio a sério o suficiente para investir em seu próprio endereço.
Não se esqueça que deve ser o domínio completo composto do nome e do término. Um exemplo seria Registro.br. Caso o que você deseja não possa ser utilizado, o próprio site irá te propor alternativas e pode-se perceber que existem outras categorias de domínio além do “.com.br”, como “.art.br”, “.net.br”, dentre outros. Para saber as possibilidades, vale a pena conferir essa página.

Esses geradores de nome de empresas estão longe de ser os únicos disponíveis. Há um monte deles online que variam de acordo com suas várias necessidade. No entanto, a única coisa que todos eles têm em comum é que eles fornecem uma abundância de nomes para empresas para você considerar. Leve todo o tempo que você precisar para tomar essa decisão, porque ela será permanente e você vai querer começar direito desde o início. Você certamente não vai querer decidir em um ano ou dois que, depois de todo o trabalho que você teve, você vai precisar mudar o nome. Isso é loucura porque você vai perder todo o trabalho duro que você teve na construção do negócio em torno desse nome. Lembre-se que você também precisa de um nome de domínio, portanto, considere a disponibilidade de nomes de domínio antes de tomar sua decisão final e permanente.

Aceitamos feedback de todas as partes interessadas sobre esta iniciativa e convidamos a comunidade da ICANN – e, o que é mais importante, os próprios registrantes de nomes de domínio – a nos ajudar a avançar este trabalho. Serão regularmente publicadas atualizações e novos conteúdos na nova seção de registrantes do site ICANN.org. Esperamos trabalhar com vocês!
O gerador de nomes da Freshbooks requer um alto nível de interação dos usuários: a primeira coisa a fazer é clicar no botão “Let’s Get Started” (Vamos começar”) exibido acima. Em seguida, você deverá selecionar o setor da sua loja ou empresa: creatives & marketing (criação & marketing), legal services & business consulting (serviços jurídicos ou de consultoria empresarial), trade & home services (serviços para casa) e, por último, information technology (tecnologia da informação). Depois disso, é só inserir algumas palavras-chave e esperar os resultados.
Mas será que a Internet precisa de uma lista telefônica? Em caso afirmativo, ela deveria ser pública, exibindo os dados de registro de nomes de domínio para que todos possam consultar? Essa característica parece ser bastante importante para a identificação de responsáveis por danos e para a condução de atividades por autoridades investigativas. Por outro lado, esse registro pode ter impactos sobre o discurso na rede. Integrantes da sociedade civil há muito tempo apontam que esse registro restringe a liberdade de expressão online de ativistas em países autoritários. Sem contar nos problemas de segurança envolvidos na exibição pública de uma base de dados pessoais que podem ser usados para uma série de fraudes.
Você é uma abelha operária, animado para lançar o seu negócio imediatamente? Se sim, este é o gerador ideal para você. Basta digitar 1 ou 2 palavras, pressionar “enter” e, em seguida, receber todos os nomes disponíveis em menos de um minuto. Como o BNG verifica automaticamente a disponibilidade do domínio através do GoDaddy, você tem uma lista de opções prontas para usar em apenas alguns cliques.
Para organizar o sistema, em 31 de maio de 1995, foi criado pela Portaria Interministerial 147 o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI). O Comitê tem como função a coordenação da atribuição de endereços na internet (IPs) e o registro de nomes de domínio .br. Além disso, por ser uma entidade multissetorial impede que a internet no país seja monopolizada pelo governo, setor privado ou pesquisadores.
Apesar dos avanços, o sistema de registro de domínios nacional não possui uma política para a resolução de conflitos. Qualquer ação neste sentido vai parar na justiça. O que não é incomum, considerando que o direito de registrar nomes de domínios, basicamente, é de quem chegar primeiro. De qualquer forma, o Registro.br tem como diretriz não disponibilizar o domínio ao detectar qualquer suspeita, solicitando documentação quando necessário e impondo restrições a alguns domínios. Tudo para garantir a credibilidade do sistema que é a principal escolha de quem busca ter uma página na web.
Assim como nos Estados Unidos seriam criados domínios de primeiro nível (TLD) sob o .br. TLDs, resumidamente, são a parte do endereço que vem depois do ponto, como por exemplo, google.com. Neste caso, o TLD é o .com. O domínio de segundo nível, por exemplo, é, basicamente, seu nome de domínio (www.nomededominio.com.br). Assim criaram-se TLDs como com.br. net.br, gov.br e mil.br.
O Panabee é mais do que um gerador de nomes de empresas em português. Ele é uma coleção de geradores de nomes. Use os vários geradores para encontrar os melhores nomes para seu aplicativo, conta de mídia social, domínio ou empresa. Se o seu nome desejado já estiver selecionado, escolha entre as sugestões semelhantes. Você também pode analisar a disponibilidade do domínio e as alternativas.

“I am not an advocate for frequent changes in laws and constitutions. But laws and institutions must go hand in hand with the progress of the human mind. As that becomes more developed, more enlightened, as new discoveries are made, new truths discovered and manners and opinions change, with the change of circumstances, institutions must advance also to keep pace with the times. We might as well require a man to wear still the coat which fitted him when a boy as civilized society to remain ever under the regimen of their barbarous ancestors.”
Como soa em voz alta: Pense sobre como ele soa quando falado em voz alta. Uma pessoa precisa ser capaz de soletrá-lo se ouvir sendo falado. Ele soa estranho? É difícil de falar ou talvez você tenha que explicar o que está dizendo? Por exemplo, uma loja de entretenimento chamada “LazerLaser.com” É interessante, divertido e fácil de lembrar, mas dizendo em voz alta você precisa constantemente esclarecer como se escreve “Lazer” e “Laser”.
Além de existirem variados níveis de envolvimento estatal na gestão do serviço de registro de nomes de domínios, os operadores de ccTLD assumem diferentes configurações institucionais, a depender do país. Isso é em parte devido a decisões políticas, e em parte devido a razões históricas. Em pesquisa realizada em 2003, com base em informações obtidas de 67 países, a UIT chegou ao seguinte resultado quanto à natureza dos operadores de registros nacionais:

Todinho em português, o DomainScope é uma boa opção para lojistas e empreendedores que querem fazer uma boa pesquisa sobre os nomes de domínio escolhidos. Como podemos ver na imagem acima, o site possui vários indicadores e dados com as tendências mais recentes no mercado, o tráfego gerado nos domínios mais populares e até mesmo os domínios que expiraram – e que podem ser reutilizados. Corre lá!


Un registro de nombres de dominio en internet es una entidad que recibe información del sistema de nombres de dominio (DNS) de registradores de nombres de dominio, inserta esa información en una base de datos centralizada y difunde la información en internet mediante archivos de zona, para que los usuarios de todo el mundo puedan encontrar los nombres de dominio mediante aplicaciones como la red mundial y el [...] verisigninc.com

Sócio fundador do escritório Raphael Faria Advocacia, localizado em Curitiba. Escritório totalmente capacitado para atender demandas unitárias, bem como de massa. Pós-graduado pelo Centro Universitário Curitiba- UNICURITIBA- Direito Civil e Processo Civil (2013-2015). Especialista em Direito Bancário- Relações de Consumo, Tarifas e Produto pela UDEMY, com sede em São Francisco, Califórnia, EUA. (2018). Experiências em direito privado, órgãos públicos, e recursos. Entre em contato. Garantimos a excelência e agilidade em seu atendimento, buscando sempre a melhor maneira de defende-lo.
O NameStation é um gerador de nomes de domínio que cria ideias de nomes relevantes e fornece orientação para pesquisas, sugestões de palavras-chave e variações de nomes baseadas nos seus critérios de pesquisa. Você pode inserir a sua palavra-chave principal e então selecionar a indústria ou categoria mais adequada para a sua empresa, e o NameStation irá gerar uma lista com nomes de domínio sugeridos (e disponíveis).
o princípio fundamental a ser seguido é o princípio da subsidiariedade: a política pública que rege a atuação do operador de ccTLD deve ser definida localmente (por cada país), a menos que se demonstre eventual impacto global e a necessidade de que ela seja definida na esfera internacional. A maioria dos aspectos relativos a políticas de atuação de um operador de registro é de natureza própria de cada país e deve ser estabelecida pela comunidade local de usuários de internet, em conformidade com a respectiva legislação[11]. (ICANN, 2005, p. 1) (grifamos)
Quando estruturar seu domínio pessoal, você pode usar tanto seu nome completo quanto seu sobrenome. Além disso, para seu domínio pessoal, você deve usar um TLD .me. Se seu nome é difícil de falar, então usar apenas seu sobrenome pode ser melhor do que o nome todo. Mantê-lo o mais simples possível irá ajudar as pessoas a encontrar seu web site online. Você também pode usar suas iniciais, por exemplo John Smith pode usar JSmith.me SmithJ.me ou ainda JohnS.me. Você também precisa pensar em como seu endereço de e-mail será. Por exemplo, o domínio do web site é johnsmith.me, o endereço de e-mail deve ser john@johnsmith.me.
Com relação à identificação dos países, podemos exemplificar a Argentina (ar), Canadá (ca), Inglaterra (uk), Portugal (pt), Espanha (es), França (fr), Nova Zelândia (nz), etc., ressaltando que os nomes de domínio americanos não tem identificação do país pois a internet nasceu lá (ex: a Rede Globo é apenaswww.globo.com,  pois foi registrada nos EUA, onde estão registrados 70% de todos os domínios da internet; em seguida vem a Inglaterra e Canadá; o Brasil é o 11o, mas tende para 7o em número de registros em breve).
Domínio web hosting é um termo usado para descrever o que as pessoas estão procurando, quando decidem usar uma empresa de hospedagem de sites, onde você adiciona um nome de domínio. Algumas pessoas têm o equívoco de que quando você quer usar uma empresa de hospedagem, você precisa de uma empresa que também suporta nomes de domínio. Na verdade, se é pago hospedagem, o provedor de hospedagem tem que ser capaz de ter a função de adicionar domínios.

Aceitamos feedback de todas as partes interessadas sobre esta iniciativa e convidamos a comunidade da ICANN – e, o que é mais importante, os próprios registrantes de nomes de domínio – a nos ajudar a avançar este trabalho. Serão regularmente publicadas atualizações e novos conteúdos na nova seção de registrantes do site ICANN.org. Esperamos trabalhar com vocês!
Um dos maiores dilemas na hora da criação de um site ou blog é a escolha do nome para uma página. E o sucesso de um site nos buscadores também leva em conta o nome da página. Seguindo estas dicas (e tendo um pouco de inspiração e sorte), você vai conseguir um nome amigável para o Google. Isso ajuda muito em SEO. Atenção: Não comece seu trabalho registrando um domínio grátis, NÃO é confiável.
Grande parte da propaganda entra em nossa mente através dos ouvidos. Ouvimos o nome de um site no rádio, ao telefone, em uma conversa com amigos. Se o nome for de difícil pronúncia, como vamos entendê-lo e gravá-lo em nossa memória? Nomes de origem estrangeira, como o do exemplo anterior, são ótimos candidatos a não serem entendidos. Não é o caso, por exemplo de ibm.com.br ou globo.com que são fáceis de pronunciar e entender. Um nome fácil típico, não tem excesso de consoantes e possui letras repetidas, o que ajuda na memorização.
Quando existe, o envolvimento governamental em seus ccTLDs pode estar institucionalizado de maneira formal ou informal, conforme o país. Em alguns casos, o operador do  ccTLD está sujeito a um acordo ou contrato com o governo e a determinado mecanismo de fiscalização[12]. Pode, em outros casos, ser gerido e operacionalizado pelo próprio Estado. Existem ainda situações em que  a relação entre o ccTLD e o governo se dá de maneira muito informal, desprovida de contrato ou legislação específica, como nos casos da alemã “.de” ou de inglesa “.uk” (OCDE, 2006).
Quando você decide colocar seu negócio ou marca on-line, começa a ver muitos termos como nome de domínio, site, URL, registrador de domínios etc. Ainda que todos estejam relacionados à criação de um site, eles não têm o mesmo significado. Felizmente, são termos fáceis de entender. Veja as noções básicas neste artigo. Depois que descobrir as diferenças entre cada termo abaixo, você estará pronto para explorar a Web com confiança.

Os geradores de nomes e domínios aqui listados podem ser excelentes ferramentas para empreendedores e lojistas que estão procurando um nome divertido e cativante – ou até mesmo para aqueles que querem um nome exclusivo e poderoso. É importante lembrar, ainda, que você também pode consultar o Registro.br e o Registro.ORG se quiser procurar domínios com uma carinha totalmente brasileira.


Na Alemanha, por exemplo, o operador Denic é uma cooperativa formada por empresas comerciais. Outros registradores se definem como empresas privadas, como a JPRS, no Japão, a Nominet, no Reino Unido, ou a Neustar, nos Estados Unidos[13]. Outros administradores de ccTLD, como os da Espanha, Coréia do Sul e Argentina, são operados pelo próprio governo. Uma parcela menor de operadores de registros de nomes de domínios, como os do México, Suíça e Turquia, funciona em ambiente acadêmico, como universidades.
ATENÇÃO! Se você quer criar um Negocio Online AUTOMÁTICO, mudar de vida, ter liberdade de tempo, geográfica e financeira... P.S.: Que tal ter o seu próprio negócio na Internet que lhe permita trabalhar de onde quiser e no horário que preferir? Imagine ter um negócio online que lhe dê dinheiro até mesmo enquanto você está se divertindo ou dormindo.... Parece bom demais para ser verdade? Pois saiba que isso é uma realidade para mim e para milhares de pessoas!
Para tanto, é inicialmente descrito o papel de cada stakeholder de um sistema de registro de nomes de domínios e suas inter-relações. Em seguida, é apresentado o papel do Estado em relação à gestão dos ccTLDs nacionais, os diferentes desenhos institucionais encontrados no mundo e os modelos de intervenção dos governos nacionais sobre esse serviço. Adiante, é abordada a experiência internacional quanto à legitimação da atuação estatal no serviço de registro de nomes de domínios, seguida pelo modelo de administração do ccTLD brasileiro, com foco na intervenção que o Estado exerce sobre os serviços. A partir daí, é feita uma análise comparativa do modelo brasileiro em relação às experiências internacionais descritas.

Como em qualquer decisão de compra, o preço pode ser um fator importante. É fácil ser atraído para comprar um domínio a um preço muito baixo. Mas não se deixe enganar: alguns registradores de domínios oferecem preços promocionais a um custo extremamente baixo, mas depois escondem muitas taxas no contrato, mantêm você preso a eles e cobram altas taxas de renovação. Em geral, lembre-se de que os registradores que oferecem domínios a preços muito baixos podem ter outras maneiras não muito éticas de ganhar dinheiro. Essas táticas incluem:
Depois de verificar o domínio e se certificar que este está disponível, é hora de registrá-lo para você. A maioria dos serviços de hospedagem se encarrega do registro de domínios, basta que o usuário passe todos os dados corretamente. Além disso, usar um serviço de hospedagem para registrar seu domínio também facilita o apontamento do domínio para o servidor onde seu site estará hospedado e ter todos os serviços do seu site em um só lugar também facilita a sua administração financeira e técnica.
×