Qualquer computador que pretenda utilizar ou oferecer serviços na internet precisa consultar um servidor de nomes de domínio – servidor DNS – predefinido para a rede em que essa máquina se encontra (para parte dos usuários, esse servidor DNS é o do seu provedor de acesso). Nesses servidores, os nomes de domínios são traduzidos em endereços IP numéricos, de tal forma que a informação, ao trafegar pela rede, possa encontrar o seu destino[2].
A mudança pode vir mais rapidamente do que se imagina. Alguns pilotos de versões alteradas de registro começam a ser testadas por registradores de nomes de domínio. A Verisign, responsável pelo registro dos domínios “.com”, está experimentando um novo modelo. O Registration Data Access Protocol (RDAP) permite que alguns dados sejam acessados apenas por pessoas autorizadas. Dessa forma, autoridades investigativas poderiam continuar tendo acesso a dados de registro, embora os mesmos não estivessem mais disponíveis para o público em geral.

A hospedagem compartilhada é a maneira mais fácil e acessível de começar na web. Pense nisso como alugar um quarto em uma casa grande, você tem seu próprio pequeno espaço privado (seu quarto) e você compartilha as instalações na casa como a cozinha e banheiro. Em termos de hospedagem, sua sala privada é seu diretório inicial e ninguém mais pode colocar seus dados em seu diretório pessoal. É só sua. No entanto, você ainda precisa compartilhar os principais recursos do servidor com outros sites, como CPU, RAM (memória) e conectividade de rede.


O registro de nomes de domínios, organizado a partir da estrutura dos gTLDs e ccTLDs, bem como o endereçamento IP, é um serviço que integra a infraestrutura da internet, sendo essencial e crítico para o seu funcionamento. Esse sistema hierárquico de representação de endereços permite a interconexão e a livre comunicação entre as centenas de milhões de máquinas na rede. Em seu Ato de Regulação nº 733, de 22/4/2002, o Parlamento Europeu evidenciou a essencialidade desses serviços:
Ao longo de todo o nosso trabalho, esforçamo-nos por atender ao interesse público global, aos registrantes de nomes de domínio e aos usuários finais da Internet ao garantir um sistema de nomes de domínio (DNS) seguro e estável, ao mesmo tempo em que promovemos a confiança, a escolha e a concorrência no setor. Os registrantes de nomes de domínio são uma parte integrante do DNS. Eles são as entidades ou pessoas que adquiriram o direito de usar um nome de domínio por um período determinado por meio de um contrato com um registrador ou revendedor.
Procure registradores que oferecem transparência nos preços e práticas. Por exemplo, você deve poder ver suas taxas de renovação e os processos para transferir ou cancelar seu registro de domínio. Alguns registradores oferecem registro barato para sua compra inicial, mas depois cobram preços altos para renovar seu domínio. Eles também podem tornar muito difícil o cancelamento do pedido. Procure um registrador com informações de preços antecipadas e termos de serviço para evitar surpresas no futuro.
Alguns especialistas que acompanham a tecnologia moderna consideraram o mundo dos domínios como uma corrida contra o tempo, mas lucrar com a administração de domínios nem sempre é fácil. Alguns empresários podem fazer bons investimentos na área, enquanto outros podem considerá-la bem complicada. Uma das principais funções de administração de domínios é a função de registro de domínios. Uma entidade registradora de domínios é responsável por administrar e registrar serviços de nome de domínio para o público. Iniciar uma entidade como essa envolve alguns passos importantes, e para aqueles que querem entender como se tornar um registrador de domínio, é importante entender o processo em geral e o que está envolvido.

A QCP (Política de contestação de qualificação) é seguida pelo TLD restrito não-patrocinado .pro, cujo uso é limitado a membros licenciados de determinadas profissões. A contestação de um registro sob o argumento de que o registrador não satisfez as qualificações de registro é formalizada nas condições estipuladas pela QCP. A contestação de um registro nos termos da Política de contestação de qualificação pode ser iniciada por qualquer parte interessada.


A HostGator atua como empresa autorizada pelas entidades de registro nacional (Registro.br) e internacional (ICANN), o que permite que o domínio escolhido seja registrado diretamente com a entidade de registro. O domínio pode ser registrado por 1 ano, podendo ser renovado a cada período. Na Área do cliente você tem a opção de fazer o registro de domínio ou renovação por mais tempo.

Na maioria dos casos, o TTL para registros DNS é definido como 1 ou 4 horas por padrão. Isso significa que, na maioria das vezes, as alterações no DNS levarão até quatro horas para serem efetivadas. Valores TTL mais altos também são possíveis e significarão que, quando um registro DNS for atualizado, levará mais tempo até que as alterações entrem em vigor. Em alguns casos extremos, alguns podem ter valores de TTL tão altos quanto uma semana.
Verifique as informações de contato: Confirme se as informações de contato do administrador do domínio estão corretas (ou o email do solicitante do registro no caso de domínios .au). O novo registrador pode precisar entrar em contato com você pelo email de contato do administrador (ou email do solicitante do registro para domínios .au). Para revisar e editar suas informações de contato, consulte Alterar informações de contato do domínio.
Se você tentou encontrar um nome comercial excelente que tenha um domínio disponível, você sabe que pode ser extremamente desafiador. É aí que as ferramentas de geração de nome on-line chegam ao resgate. As ferramentas de geração de nomes de empresas normalmente tomam uma palavra que você inseriu e adiciona palavras e prefixos adicionais, mostrando apenas os domínios disponíveis que correspondem.

Alguns registradores não têm pessoal de suporte, mas, em vez disso, têm vendedores treinados para que você compre serviços adicionais desnecessários com a falsa aparência de oferecer suporte ao cliente. Leia comentários sobre a equipe de suporte do seu registrador ou tente ligar para o atendimento deles antes de comprar. Você quer um registrador que ofereça serviço e assistência com educação e profissionalismo, e não um que o veja apenas como uma caixa registradora que eles ficam sempre tocando.
A ERP (Política de reconsideração de qualificação) é incorporada nos contratos com os registradores acerca do registro de nomes de domínio em .aero. Ela estabelece os termos e condições relacionados a qualquer contestação de uma decisão do patrocinador referente à qualificação para o registro em .aero. Essa política foi desenvolvida pelo patrocinador de .aero. Não é uma política da ICANN e é fornecida aqui meramente para efeito de referência. Mais informações podem ser obtidas no site do patrocinador.
Com o Lean Domain, a busca pelo domínio ideal não passa de uma tarefa cotidiana. Basta digitar a palavra-chave no campo em branco, ilustrado acima, e esperar para ser redirecionado até a página com os resultados. Os nomes listados em verde, normalmente exibidos no topo da página, são os domínios disponíveis – e, se você clicar em um deles, poderá verificar se o mesmo nome está disponível no Twitter.
Graças a um alto grau de automação, fornecemos uma solução de hospedagem barata de WordPress. Alem de uma hospedagem de sites otimizada para esta plataforma. Você pode começar a usar o WordPress assim que adquirir o plano que irá lhe beneficiar com armazenamento ilimitado, backups automatizados e muito mais. Tudo pronto para você instalar seus temas WordPress e sair usando!
Qualidade premium em hospedagem e os melhores preços - só na Hostinger. Milhões confiam em nós, somos reconhecidos por companhias TLD de renome. A Hostinger faz parte de uma elite de registradores de domínio autorizada pela ICANN com mais de 40 unidades ao redor do mundo. Escolha um provedor de domínios com qualidade, garantia de dedicação e preço baixo no mercado.

Ter a melhor hospedagem de sites com todas as qualidades é possível! Graças a nossa tecnologia de Nuvem, proporcionamos a melhor hospedagem de sites. Sua hospedagem com MySQL, FTP e PHP com mais potência do que você possa imaginar. Deixe de lado suas dúvidas sobre como criar um site grátis e conheça nossos serviços que trazer a melhor hospedagem de sites, ofertas exclusivas e registro de domínio gratuito. Experimente nossa plataforma de Hospedagem Grátis se você está iniciando no mundo da tecnologia.
×