Domínios Nacionais: São todos terminados em ‘.br’, como a hostdime.com.br, por exemplo. O mais comum é o ‘.com.br’, mas também há opções de entidades de classe, como advogados (adv.br), médicos (med.br), dentre outros. Eles são regulamentados pela Registro.BR, órgão diretamente ligado ao Governo Federal. O valor para registro e manutenção anual do domínio é de R$ 30,00;
Nós aqui do Oberlo conhecemos muito bem esse processo – e foi por isso mesmo que criamos uma lista com 26 geradores de nomes totalmente gratuitos, ideais para ajudar você nessa etapa tão crucial da sua jornada. Por mais que muitos deles estejam em inglês, a utilização é bem fácil e intuitiva, de modo que a barreira do idioma pode ser facilmente transposta. Vamos começar?
Temos o compromisso de proporcionar aos registrantes de nomes de domínio informações atualizadas sobre seus direitos e obrigações, sobre o ecossistema de nomes de domínio e como navegar nele, e sobre as políticas da ICANN que os afetam. Uma medida inicial que estamos tomando esta semana é a introdução de novas páginas da Web em ICANN.org dedicadas a informações relevantes para os registrantes de nomes de domínio. Essas novas páginas, que inicialmente serão uma compilação de conteúdos existentes em ICANN.org, serão atualizadas continuamente e evoluirão com o tempo para fornecer conteúdo e informações escritos especificamente para os registrantes de nomes de domínio.

A STOP (Política de impugnação de lançamento de marca comercial) ficou disponível somente para detentores de propriedade intelectual que se inscreveram no Serviço de Queixas de IP durante a fase inicial do registro .biz (25 de junho a 21 de setembro de 2001). A STOP não está mais disponível como política de resolução de disputas para nomes de domínio .biz. As disputas podem ser formalizadas com base na UDRP, RDRP ou nos tribunais de justiça disponíveis. Para obter mais informações, consulte o site do operador do registro.

Para organizar o sistema, em 31 de maio de 1995, foi criado pela Portaria Interministerial 147 o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI). O Comitê tem como função a coordenação da atribuição de endereços na internet (IPs) e o registro de nomes de domínio .br. Além disso, por ser uma entidade multissetorial impede que a internet no país seja monopolizada pelo governo, setor privado ou pesquisadores.


Um bom nome de site deve descrever o conteúdo que será tratado, deve ser curto e também (se possível) criativo. Para representar com fidelidade os assuntos que serão tratados no site, pense em quais palavras-chaves descrevem o conteúdo da página. Ex: se você está criando um blog com dicas sobre como criar animais de estimação, dá para pensar nas seguintes palavras: blog, dicas, animais de estimação.
Apontando o nome de domínio através de um registro. Este método requer mais conhecimento técnico, já que você terá que alterar manualmente os registros DNS. Além disso, sua zona DNS não será atualizada automaticamente. Por exemplo, se você criar um nome de subdomínio na Hostinger, você terá que criar um registro apropriado em sua zona DNS manualmente.
A TDRP (Política de resolução de disputas por transferências) aplica-se a transações nas quais o detentor do nome de domínio transfere ou tenta transferir um nome de domínio para um novo registrador. A TDRP se refere a disputas de registradores nos termos da Política de transferência entre registradores, que é seguida pelos TLDs .biz, .com, .info, .name, .net, .org e .pro. Os processos legais referentes à TDRP podem ser formalizados por meio do operador de registro correspondente ou por um provedor de resolução de disputas independente. Qualquer registrador credenciado à ICANN pode iniciar um processo de TDRP contra outro registrador formalizando uma queixa de acordo com o operador de registro selecionado ou as regras complementares do provedor de resolução de disputas.
O candidato deve propor uma lista de indivíduos neutros altamente qualificados que concordem em atuar como jurados. A lista do candidato deve incluir pelo menos 20 (vinte) pessoas. Espera-se que os candidatos ofereçam treinamento completo ao membros neutros, com relação a políticas e regras, tecnologia de nomes de domínio e os princípios jurídicos básicos aplicáveis a disputas de nomes de domínio. Dessa forma, listas excessivamente longas de membros neutros não são recomendadas. O candidato deve apresentar uma lista de jurados de vários países ou, se o candidato inicialmente apresentar uma lista com um único país, propor um plano de expansão da lista para torná-la multinacional.
Como regra geral, da Resolução nº 01/98 do Comitê Gestor da Internet no Brasil, o direito ao nome de domínio será do primeiro requerente (first come, first served) desde que: 1 – não haja ainda registro de expressão idêntica; 2 – o nome seja moral; 3 – o nome não esteja reservado pelo comitê gestor (ex: internet, aeroportos, web, etc, registro); 4 – o nome seja de uma marca conhecida e o requerente seja o dono desta marca (ex: www.cocacola.com.br só poderia ser registrado pelo dono da marca do refrigerante; siglas de estados e de Ministérios); 5 – seja feito o pagamento periódico do registro e sua manutenção.
Mas será que a Internet precisa de uma lista telefônica? Em caso afirmativo, ela deveria ser pública, exibindo os dados de registro de nomes de domínio para que todos possam consultar? Essa característica parece ser bastante importante para a identificação de responsáveis por danos e para a condução de atividades por autoridades investigativas. Por outro lado, esse registro pode ter impactos sobre o discurso na rede. Integrantes da sociedade civil há muito tempo apontam que esse registro restringe a liberdade de expressão online de ativistas em países autoritários. Sem contar nos problemas de segurança envolvidos na exibição pública de uma base de dados pessoais que podem ser usados para uma série de fraudes.
As estruturas de organização da infraestrutura e gestão da internet repetem-se a partir de um organismo central, apoiado em organismos regionais e em instituições nacionais. Na esfera mundial, a gestão é exercida pela Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), entidade de direito privado, sem fins lucrativos, vinculada ao governo dos Estados Unidos da América, que congrega representantes das comunidades mundiais acadêmica, empresarial, técnica e de usuários da internet.
Quando um visitante digita o endereço de sua empresa em seu navegador, é feita uma identificação do domínio (endereço) ao servidor onde o site está hospedado. O domínio é um nome fácil para o endereço de um computador na Internet. O servidor de hospedagem então é localizado, entende que o visitante está solicitando um determinado site e devolve a visualização do mesmo ao usuário.
×