Pronto, com o plano de hospedagem de sites assinado, você já tem o seu ‘ponto comercial online’ garantido, porém imagine que este ponto ainda está vazio, sem móveis, bancadas, gôndolas, decorativos, entre outros. Na internet não é diferente. O plano de hospedagem assegura que o seu site estará acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana. É como se você alugasse um ponto comercial com monitoramento de segurança ininterrupto, com a garantia de que o seu trabalho pode ser executado sem surpresas posteriores.
O primeiro passo na criação da presença on-line é a aquisição de um nome de domínio. Qualquer pessoa pode comprar um nome de domínio por meio de um host ou registrador de domínios (veja a seguir), escolhendo um nome que ninguém mais esteja usando e pagando uma taxa anual pela propriedade. Também é possível escolher entre várias terminações de nomes de domínio (ou "TLDs"), como .com, .coffee ou .photography. Se você está pensando em comprar um nome de domínio, confira nossas dicas sobre como elaborar um bom nome.
O DNS, abreviação de Domain Name System, é um dos componentes mais comuns, mas incompreendidos da paisagem da web. Para simplificar, o DNS ajuda a direcionar o tráfego na Internet, conectando nomes de domínio a servidores da Web reais. Essencialmente é necessária uma solicitação amigável para o ser humano – um nome de domínio como kinsta.com – e traduz em um endereço IP de servidor amigável ao computador – como 216.3.128.12.

Algumas empresas de hospedagem DNS permitem que você crie e modifique os registros DNS do seu domínio. Outras não permitem que você modifique diretamente os registros DNS do seu domínio. Além disso, nem todos os serviços de hospedagem DNS dão suporte para todos os tipos de registro DNS. Por exemplo, alguns serviços de hospedagem DNS não dão suporte para registros TXT ou SRV.


As empresas de registro de domínios deverão demonstrar o funcionamento completo e correto dos sistemas dos clientes dentro do ambiente de teste operacional e avaliação (OT&E) antes de se conectar ao Sistema de Registro Compartilhado (SRS) da Verisign. Os requisitos de software e o sistemas das empresa de registro de domínios dependem do conhecimento, modelo de negócios e volume de registros de cada empresa. A Verisign oferece kits de desenvolvimento de software (SDKs) e guias de implementação para ajudar as empresas de registro de domínios. Nossa central global de suporte está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, com assistência em 150 idiomas diferentes.
O gerador de nomes desse site mostrará apenas as sugestões de domínio que usam explicitamente as palavras-chave inseridas – ainda que algumas sugestões incluam uma letra a menos, sufixos ou outras pequenas modificações. Se você está atrás de um domínio com palavras-chave explícitas, encontrou a ferramenta ideal; além disso, o site do Ecommerce Guide possui diversas informações e dicas importantes para o processo de seleção e compra de um domínio.
A ICANN também é responsável por credenciar registradores de nomes de domínio. “Credenciar” significa identificar e definir padrões mínimos para o desempenho de funções de registro, reconhecer pessoas ou entidades que atendam a esses padrões e firmar um contrato de credenciamento que disponha as regras e os procedimentos aplicáveis à provisão de Serviços de Registrador.
As estruturas de organização da infraestrutura e gestão da internet repetem-se a partir de um organismo central, apoiado em organismos regionais e em instituições nacionais. Na esfera mundial, a gestão é exercida pela Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), entidade de direito privado, sem fins lucrativos, vinculada ao governo dos Estados Unidos da América, que congrega representantes das comunidades mundiais acadêmica, empresarial, técnica e de usuários da internet.
No Brasil, para todos os domínios com final .br, o registro é feito pelo Registro.br, departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Para registrar um domínio, é necessário ser uma entidade legalmente representada ou estabelecida no Brasil como pessoa jurídica (Instituições que possuam CNPJ) ou física (CPF) que possua um contato em território nacional.
×