Como a memorização dessa sequência de números não é trivial, foi criado, em 1984, um sistema que vincula cada sequência de números a um nome de domínio, que também deve ser único na internet. Esse sistema é denominado, em inglês, Domain Name System (DNS), e serve para traduzir em uma representação nominal a designação numérica dos endereços IP, sendo possível uma segregação desse nome de domínio por país e, em certa medida, por tipo de serviço ou área de atuação da respectiva organização.

Para fins de registro, verifica-se uma equivalência na comparação de nomes de domínio. Esta verificação é realizada convertendo-se os caracteres acentuados e o cedilha, respectivamente, para suas versões não acentuadas e o "c", e descartando-se os hífens. O registro de um domínio não é permitido se houver domínio equivalente pertencente a outro titular.

No Brasil, a entidade designada pela ICANN[4] para a gestão do domínio “.br” é o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br. Nos termos do Decreto 4.829/2003, cabe ao CGI.br estabelecer as diretrizes para a organização das relações entre o governo e a sociedade na execução do registro de nomes de domínio, na alocação de endereços IP e na administração pertinente ao ccTLD ".br", no interesse do desenvolvimento da internet no país (BRASIL, 2003). Além disso, como será apresentado neste trabalho, o Comitê exerce – na prática – o papel de entidade reguladora da gestão do registro de nomes de domínios no Brasil, pois, de modo permanente e sistematizado, regula as tarifas cobradas e as despesas com a execução dos serviços, delibera sobre quaisquer questões relativas aos serviços de registro de nomes de domínio e alocação de endereços IP e regula a qualidade de sua prestação.
Esses geradores de nome de empresas estão longe de ser os únicos disponíveis. Há um monte deles online que variam de acordo com suas várias necessidade. No entanto, a única coisa que todos eles têm em comum é que eles fornecem uma abundância de nomes para empresas para você considerar. Leve todo o tempo que você precisar para tomar essa decisão, porque ela será permanente e você vai querer começar direito desde o início. Você certamente não vai querer decidir em um ano ou dois que, depois de todo o trabalho que você teve, você vai precisar mudar o nome. Isso é loucura porque você vai perder todo o trabalho duro que você teve na construção do negócio em torno desse nome. Lembre-se que você também precisa de um nome de domínio, portanto, considere a disponibilidade de nomes de domínio antes de tomar sua decisão final e permanente.
Os registrantes de nomes de domínio têm direitosimportantes, entre eles o direito de acesso às informações de seus registradores sobre os processos para registrar, gerenciar, transferir, renovar e restaurar registros de nomes de domínio. Eles também têm responsabilidades importantes, entre elas fornecer informações de contato precisas para a publicação no diretório do WHOIS, notificar os registradores sobre qualquer alteração nas informações de contato e responder imediatamente às solicitações dos registradores de informações referentes ao registro de seus nomes de domínio.
Aceitamos feedback de todas as partes interessadas sobre esta iniciativa e convidamos a comunidade da ICANN – e, o que é mais importante, os próprios registrantes de nomes de domínio – a nos ajudar a avançar este trabalho. Serão regularmente publicadas atualizações e novos conteúdos na nova seção de registrantes do site ICANN.org. Esperamos trabalhar com vocês!
Assim que for assegurada a disponibilidade do nome de domínio, é necessário o número de CPF ou CNPJ do registrante legal. Essa é uma parte importante do processo, uma vez que esse número estará ligado ao registro de domínio, e sua alteração requer envio de documentação específica para o Registro.br. Esse número se torna associado ao dono legal do registro de domínio.
Qualidade premium em hospedagem e os melhores preços - só na Hostinger. Milhões confiam em nós, somos reconhecidos por companhias TLD de renome. A Hostinger faz parte de uma elite de registradores de domínio autorizada pela ICANN com mais de 40 unidades ao redor do mundo. Escolha um provedor de domínios com qualidade, garantia de dedicação e preço baixo no mercado.

Acha que vai precisar de mais ajuda? Ligue para nossa equipe de suporte ao cliente. Ela pode trabalhar com você por telefone para registrar um domínio e configurá-lo com qualquer outro serviço do site desejado. Você ainda precisará de um método de pagamento fácil, mas ela vai cuidar do resto. Eles responderão a qualquer dúvida que você possa ter e até mesmo ajudá-lo a pensar em ideias para um ótimo nome de domínio se ainda não decidiu um.
Você também deve tornar seu nome fácil de pronunciar e soletrar. Um bom teste para usar é contar a dez pessoas seu nome de empresa de marcas e pedir-lhes para soletrar isso. Em seguida, encontre mais dez pessoas, mostre-lhes o nome da sua empresa e peça-lhes para pronunciá-la. Se mais do que algumas pessoas lutam com qualquer um, você pode querer reconsiderar sua escolha.
Na conquista por Palavras-chave as vezes nós esquecemos nossos usuários e audiência. Tenha certeza que seu domínio tem uma pegada e é fácil de memorizar para que o usuário possa voltar ao seu website e não esquecer sobre ele. As vezes os nomes de domínios que não tenham relação com o próprio site diretamente fazem o melhor. Pegue o “Google” como exemplo. A palavra não tem nenhuma ligação com um site de buscas, mas agora domina a internet. Então mantenha sua mente sobre sua marca enquanto registra o nome do domínio.
A depender da política pública adotada em cada país, assevera a UIT (2008) que o modelo de múltiplos registradores é mais aconselhável por proporcionar um ambiente favorável à competição. Esse modelo também fortalece a indústria de provedores de acesso e pode estimular o setor de serviços relacionados à rede mundial como um todo, aumentando a expertise e favorecendo a ampliação do uso da internet em um país.
Os países cada vez mais têm considerado os códigos nacionais de domínios como parte estratégica de sua política de internet, integrante de sua soberania nacional e, em alguns casos, fonte de receita (OCDE, 2006). Ou seja, a questão “quem deve administrar o ccTLD?” deixou de ser acadêmica e passou a ser política. Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (2006, p. 4):
Esse tópico  irá demonstrar como registrar um domínio grátis .com ou .com.br na internet através de promoções. O site https://www.criarsite.online oferece domínios gratuitos e hospedagem grátis na hora de criar o site grátis. Em novembro de 2016 a Link Nacional junto com a Criar Site Online ofereceu um evento gratuito sobre informações como construir um site grátis com domínio grátis, veja como foi.
As empresas de registro de domínios deverão demonstrar o funcionamento completo e correto dos sistemas dos clientes dentro do ambiente de teste operacional e avaliação (OT&E) antes de se conectar ao Sistema de Registro Compartilhado (SRS) da Verisign. Os requisitos de software e o sistemas das empresa de registro de domínios dependem do conhecimento, modelo de negócios e volume de registros de cada empresa. A Verisign oferece kits de desenvolvimento de software (SDKs) e guias de implementação para ajudar as empresas de registro de domínios. Nossa central global de suporte está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, com assistência em 150 idiomas diferentes.
Os nomes de pelo menos dois servidores DNS responsáveis pelos registros DNS associados ao domínio. Esses servidores DNS são chamados de servidores autoritativos de nomes. Mesmo que o registrador de domínios seja responsável pela identificação dos servidores autoritativos de nomes de um domínio, o registrador não será responsável pela hospedagem dos registros DNS do domínio.
Quanto mais curto o domínio, melhor ele é porque é fácil de memorizar, mas não escolha apenas por causa do tamanho. Não seria de uso algum se você usasse qwmtv.com porque não esta relacionado ao seu nicho. Você pode usar hifens em seu domínio, mas tente ficar longe deles o quanto possível caso domínio fique grande, o valor dele desce. Você deve evitar domínios de 2 letras pois você pode aumentar suas chances de perder trafego por erros de digitação. Então domínios como “WordPressSetup.com” você deve querer evitar porque confunde o usuário.
A extensão “.com” sinaliza a finalidade do site, podendo ser comercial, de uma negócio ou produto, entre outras. No entanto, com certeza você já deve ter visto que sites do governo, por exemplo, são “.gov.br”. A segunda parte da extensão é o “.br”, que sinaliza o país de origem do domínio. Todo país tem um código de dois dígitos para representá-lo.

O serviço de hospedagem DNS é a empresa proprietária dos servidores DNS que contêm os registros DNS de um domínio. Alguns registradores de domínios fornecem serviços de hospedagem DNS como parte do registro do domínio; outros não fornecem esses serviços. Diferentemente de nomes de domínio, que devem ser registrados com registradores de domínios certificados, qualquer indivíduo ou empresa com um nome de domínio registrado e endereços IP públicos pode criar um servidor DNS público e hospedar os registros DNS de qualquer número de domínios. Quando os registros DNS de um domínio são hospedados por um serviços de hospedagem DNS, você e o restante da Internet podem realmente usar o domínio.
Ao longo dos próximos anos, centenas de novas terminações de nomes de domínio, como .guru e .photography, serão disponibilizadas. Trabalharemos para fornecer o máximo de opções para que você encontre os nomes mais relevantes e significativos para dar os primeiros passos on-line. Veja todas as terminações de nomes de domínio disponíveis na Central de Ajuda.
×