Mas será que a Internet precisa de uma lista telefônica? Em caso afirmativo, ela deveria ser pública, exibindo os dados de registro de nomes de domínio para que todos possam consultar? Essa característica parece ser bastante importante para a identificação de responsáveis por danos e para a condução de atividades por autoridades investigativas. Por outro lado, esse registro pode ter impactos sobre o discurso na rede. Integrantes da sociedade civil há muito tempo apontam que esse registro restringe a liberdade de expressão online de ativistas em países autoritários. Sem contar nos problemas de segurança envolvidos na exibição pública de uma base de dados pessoais que podem ser usados para uma série de fraudes.

Não se esqueça que deve ser o domínio completo composto do nome e do término. Um exemplo seria Registro.br. Caso o que você deseja não possa ser utilizado, o próprio site irá te propor alternativas e pode-se perceber que existem outras categorias de domínio além do “.com.br”, como “.art.br”, “.net.br”, dentre outros. Para saber as possibilidades, vale a pena conferir essa página.


Há algumas formas de contornar isso. Primeiro, se você não está 100% certo de que o nome do seu negócio seja exatamente como o nome de domínio, você pode ser um pouco criativo. Tente transformar o nome em uma frase adicionado um prefixo ou sufixo nele. Por exemplo, adicionado “Esse é” ou “o verdadeiro” antes. ex.: você pode ter um distribuidor de vinho chamado “Armazém de Vinho”. Uma rápida verificação usando o verificador de domínio mostra que vários TLDs já foram usados. No entanto, para “O Verdadeiro Armazém de Vinho”, todos estão disponíveis.
Existem diversas empresas competentes e com alta qualidade de serviço que podem te ajudar, o importante é avaliar os principais pontos fortes de cada e encontrar a que mais se adeque às necessidades atuais. Há fatores importantes a serem considerados como preço e atendimento, que faz muita diferença no momento em que algum erro acontece ou você tem alguma dúvida específica.
Se seu site exigir muita versatilidade e diversas funcionalidades, você se beneficiará dos programas e aplicativos que podem ajudá-lo a criar seu site. Os nossos planos de Hospedagem de sites dão acesso gratuito a aplicativos de servidor que podem ser usados para desenvolver e personalizar seu site, incluindo aplicativos populares de Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS), como WordPress® e Joomla!®. Você pode até adicionar um IP dedicado se planeja adicionar um Certificado SSL mais tarde.
O administrador oficial de registro no Brasil para domínios com o ccTLD .br é chamado de Registro.br. O administrador dos registos pertence ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, também conhecido como Nic.br. O Núcleo é uma ramificação executiva do Comitê Gestor da Internet no Brasil, conhecido como CGI.br. Todos os registros de domínio sob o .br devem ser feitos através do Registro.br ou de alguns de seus provedores certificados.
Por exemplo, se você tivesse uma empresa de aventura chamada Adventure Works, você poderia escolher usar adventureworks.com como seu domínio. Mas se Adventure Works na verdade é uma empresa especializada em viagens de barco pela costa de Zanzibar, então outro nome provavelmente servirá melhor para você, como zanzibarviagens.com − e os mecanismos de buscas encaminharão as pessoas certas para o seu site.

Obtenha o Registro de domínio gratuito com os Planos de hospedagem Prata e Ouro. Esta é a maneira mais econômica de lançar seu site com todos os pacotes incluídos e economizar ainda mais. A WebLink é um membro certificado da ICANN e é capaz de lhe fornecer uma hospedagem barata. Para melhorar ainda mais sua segurança e rankings SEO utilize o plano de hospedagem Ouro e você obterá a instalação do certificado de segurança SSL gratuitamente, o que irá ajudar a proteger os dados de seus visitantes, assim como dar a um site de comércio eletrônico uma proteção extra, trazendo mais segurança aos seus cliente.
Como regra geral, da Resolução nº 01/98 do Comitê Gestor da Internet no Brasil, o direito ao nome de domínio será do primeiro requerente (first come, first served) desde que: 1 – não haja ainda registro de expressão idêntica; 2 – o nome seja moral; 3 – o nome não esteja reservado pelo comitê gestor (ex: internet, aeroportos, web, etc, registro); 4 – o nome seja de uma marca conhecida e o requerente seja o dono desta marca (ex: www.cocacola.com.br só poderia ser registrado pelo dono da marca do refrigerante; siglas de estados e de Ministérios); 5 – seja feito o pagamento periódico do registro e sua manutenção.
Además, pueden tener otras normas o restricciones locales. Por ejemplo, muchos registradores permiten usar más caracteres que los que ofrece el ASCII original. Como curiosidad, y a fecha de febrero de 2006, la eñe no se permite en los .es (esto cambió a partir del año 2007, ahora se permiten los dominios multilingües), pero sí en los .cl, .com, y otros; en general, en todos los que permiten el uso de Nombres de dominio internacionalizados (IDN).

Acha que vai precisar de mais ajuda? Ligue para nossa equipe de suporte ao cliente. Ela pode trabalhar com você por telefone para registrar um domínio e configurá-lo com qualquer outro serviço do site desejado. Você ainda precisará de um método de pagamento fácil, mas ela vai cuidar do resto. Eles responderão a qualquer dúvida que você possa ter e até mesmo ajudá-lo a pensar em ideias para um ótimo nome de domínio se ainda não decidiu um.
Escolha um dos planos de hospedagem para ter o melhor criador de site gratuito à sua disposição! Monte seu site como um profissional sem necessitar de conhecimento técnico ou de códigos, simplesmente usando a melhor interface de arrastar e soltar com nosso construtor de sites grátis. Você poderá navegar e selecionar centenas de modelos gratuitos de sites projetados e preparados por artistas e designers famosos da web. Todos os sites construídos com o nosso Construtor de Site são SEO friendly, surpreendentemente bonitos e facilmente gerenciáveis.
O DNS, abreviação de Domain Name System, é um dos componentes mais comuns, mas incompreendidos da paisagem da web. Para simplificar, o DNS ajuda a direcionar o tráfego na Internet, conectando nomes de domínio a servidores da Web reais. Essencialmente é necessária uma solicitação amigável para o ser humano – um nome de domínio como kinsta.com – e traduz em um endereço IP de servidor amigável ao computador – como 216.3.128.12.
Conforme formos aprendendo mais, vamos compartilhar informações e materiais relevantes com os registradores e outros para ajudar no trabalho de apoio aos registrantes de nomes de domínio. O Centro Global de Apoio (GSC) e a equipe de conformidade da ICANN identificaram questões e problemas comuns enfrentados pelos registrantes. Vamos compartilhar essas informações com os registradores e outros, além de colaborar com os membros da comunidade da ICANN para incentivar e apoiar a participação dos registrantes nos processos da nossa corporação.
O DNS, abreviação de Domain Name System, é um dos componentes mais comuns, mas incompreendidos da paisagem da web. Para simplificar, o DNS ajuda a direcionar o tráfego na Internet, conectando nomes de domínio a servidores da Web reais. Essencialmente é necessária uma solicitação amigável para o ser humano – um nome de domínio como kinsta.com – e traduz em um endereço IP de servidor amigável ao computador – como 216.3.128.12.
Mas, não demorou muito para que outros segmentos também aderissem ao .br. Movimento incentivado pela iniciativa da Embratel que, em 1994, lançou uma campanha de assinaturas para acesso individual à internet por meio telefônico. Até então o registro brasileiro, que era de responsabilidade da Fapesp, criava os domínios brasileiros a quem requisitasse e de forma gratuita. O pretendente, no entanto, era submetido a um criterioso crivo para a análise das reais necessidades do cadastro do registro.
Cobrança de taxas de transferência: transferir seu domínio para outro registrador pode ser algo que sua empresa decida fazer no futuro. Verifique se os "Termos de Serviço" não incluem taxas de transferência para mover seu domínio para outro registrador. Essas taxas podem ser exorbitantes e violar a política da ICANN (a ICANN é uma corporação sem fins lucrativos que supervisiona o uso de domínios da Internet). Além do custo, alguns registradores tornam quase impossível realizar uma transferência, com recursos que são mal construídos e difíceis de usar. Convém conferir se o processo de transferência é fácil antes de escolher um registrador.
A UDRP (Política de resolução uniforme de disputas por nome de domínio) foi adotada pelos registradores credenciados à ICANN em todos os gTLDs (.aero, .asia, .biz, .cat, .com, .coop, .info, .jobs, .mobi, .museum, .name, .net, .org, .pro, .tel e .travel). Processos de disputa sobre registros de nomes de domínio considerados abusivos (por exemplo, “cybersquatting”) podem ser iniciados por um detentor de direitos de marca comercial. A UDRP é uma política estabelecida entre um registrador e seu cliente e é incluída nos contratos de registro para todos os registradores credenciados à ICANN.
O primeiro passo para quem quer garantir a sua presença na web é o registro do domínio, com ele você garantirá a sua marca na internet e poderá utilizá-lo em um serviço de hospedagem de sites posteriormente. Em uma alusão bem rápida, registrar um domínio é o mesmo que abrir a sua empresa burocraticamente, ou seja, o registro da papelada e emissão do seu CNPJ. Você terá uma identidade virtual resguardada para ser utilizada em um website posteriormente.
O modelo multissetorial do CGI.br congrega diversos setores ao reunir sociedade e governo para estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil. A atuação do CGI.br e do NIC.br abrange desde aspectos técnicos, recomendações de procedimentos para a segurança, pesquisas, formulação e avaliação de políticas, permitindo a manutenção do nível de qualidade técnica e inovação no uso da Internet no Brasil.

Grande parte da propaganda entra em nossa mente através dos ouvidos. Ouvimos o nome de um site no rádio, ao telefone, em uma conversa com amigos. Se o nome for de difícil pronúncia, como vamos entendê-lo e gravá-lo em nossa memória? Nomes de origem estrangeira, como o do exemplo anterior, são ótimos candidatos a não serem entendidos. Não é o caso, por exemplo de ibm.com.br ou globo.com que são fáceis de pronunciar e entender. Um nome fácil típico, não tem excesso de consoantes e possui letras repetidas, o que ajuda na memorização.
Na Alemanha, por exemplo, o operador Denic é uma cooperativa formada por empresas comerciais. Outros registradores se definem como empresas privadas, como a JPRS, no Japão, a Nominet, no Reino Unido, ou a Neustar, nos Estados Unidos[13]. Outros administradores de ccTLD, como os da Espanha, Coréia do Sul e Argentina, são operados pelo próprio governo. Uma parcela menor de operadores de registros de nomes de domínios, como os do México, Suíça e Turquia, funciona em ambiente acadêmico, como universidades.

Você também deve tornar seu nome fácil de pronunciar e soletrar. Um bom teste para usar é contar a dez pessoas seu nome de empresa de marcas e pedir-lhes para soletrar isso. Em seguida, encontre mais dez pessoas, mostre-lhes o nome da sua empresa e peça-lhes para pronunciá-la. Se mais do que algumas pessoas lutam com qualquer um, você pode querer reconsiderar sua escolha.
O Panabee é mais do que um gerador de nomes de empresas em português. Ele é uma coleção de geradores de nomes. Use os vários geradores para encontrar os melhores nomes para seu aplicativo, conta de mídia social, domínio ou empresa. Se o seu nome desejado já estiver selecionado, escolha entre as sugestões semelhantes. Você também pode analisar a disponibilidade do domínio e as alternativas.

O site da Fit Small Business pede que o usuário responda uma série de questões antes de começar a gerar possíveis nomes de domínio, como: o tipo de produtos que você vende, o seu sobrenome e a região na qual você comercializa esses produtos. Os nomes gerados pelo site costumam ter três ou mais palavras, de forma que podem ser um pouco mais longos do que o normal. Depois que você selecionar o domínio desejado, será redirecionado para o site Bluehost, onde deverá efetuar a compra.
Ter um domínio personalizado é, hoje, uma das medidas estratégicas que ajuda a defender e melhorar a visibilidade da marca na internet. Afinal, há mais de 1 bilhão de páginas no mundo, logo, destacar-se entre as demais plataformas não é nada fácil. Por isso, o planejamento eficiente deve contemplar recursos como esse, que também é fundamental para atingir o sucesso.

Nicole Martins Ferreira é uma empreendedora virtual e gosta tanto do comércio eletrônico que trabalha no seu próprio site 7 dias por semana e se sente mais feliz do que nunca. Ela gosta de ajudar os outros a alcançarem o sucesso e está constantemente aprendendo novas dicas que podem ser úteis para outros empreendedores. Siga Nicole no Twitter: @NicoleMarFer.
Domínios Nacionais (com terminações .br, exemplo: dominio.com.br) podem ser registrados diretamente pelo orgão que regulariza a distribuição de domínios no Brasil, o registro.br, que desde 1995 cuida do registro de nomes de domínios, da administração e da publicação do DNS (Sistema de Nome de Domínios) para o domínio “.br” além dos serviços de distribuição e manutenção de endereços Internet com custo anual de R$40,00. 
Existem diversas empresas competentes e com alta qualidade de serviço que podem te ajudar, o importante é avaliar os principais pontos fortes de cada e encontrar a que mais se adeque às necessidades atuais. Há fatores importantes a serem considerados como preço e atendimento, que faz muita diferença no momento em que algum erro acontece ou você tem alguma dúvida específica.
Sabia que as agora as capitais possuem extensões de domínio próprias? Sim, a iniciativa – que ainda está em fase de implementação – está criando várias novas extensões (já disponíveis aqui na HostGator). Se você é de São Paulo, por exemplo, já pode ter um domínio registrado com a extensão .sampa.br. É uma oportunidade incrível de divulgar seu negócio localmente, já que muitas pessoas procuram por produto + localização.
A divisão global de domínios (GDD) da ICANN recentemente adicionou um novo membro da equipe, Brian Gutterman, gerente de programas dos serviços de registrantes, subordinado a Trang Nguyen, diretor sênior de programas estratégicos, que deverá liderar nossas iniciativas para educar e informar os registrantes de nomes de domínio e envolver-se com os registradores, a comunidade da ICANN e quaisquer outras partes que apoiem os registrantes.
Você sabe que precisa de um nome de domínio. Você sabe que é fácil registrar um. Mas você não consegue decidir o nome de domínio que será perfeito para você ou sua empresa. Você leu inúmeros artigos que dizem que “ele deve ser curto”; “fácil de lembrar”, “incrível”; “criativo”; “não seja criativo demais”. Isso pode ficar confuso se você tiver pressa.
Os países cada vez mais têm considerado os códigos nacionais de domínios como parte estratégica de sua política de internet, integrante de sua soberania nacional e, em alguns casos, fonte de receita (OCDE, 2006). Ou seja, a questão “quem deve administrar o ccTLD?” deixou de ser acadêmica e passou a ser política. Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (2006, p. 4):
Por razões de privacidade, as informações pessoais dos proprietários de nomes de domínio ficam ocultas no diretório WHOIS, do mesmo modo que você talvez não queira que seu número de telefone pessoal apareça na lista telefônica. Saiba mais sobre a proteção de sua privacidade em nossa postagem sobre os cinco cuidados que você precisa tomar ao comprar um domínio.
A CEDRP (Política de resolução de disputas de qualificação de registro) é cumprida pelos TLDs patrocinados .aero, .coop, .museum e .travel para contestação do registro de um nome de domínio sob o argumento de que o registrador não satisfaz os requisitos de qualificação (estabelecidos no regimento do TLD patrocinado) para registro de um nome de domínio no TLD específico. Qualquer pessoa ou entidade pode contestar um nome registrado baseado na política CEDRP.
O site da Fit Small Business pede que o usuário responda uma série de questões antes de começar a gerar possíveis nomes de domínio, como: o tipo de produtos que você vende, o seu sobrenome e a região na qual você comercializa esses produtos. Os nomes gerados pelo site costumam ter três ou mais palavras, de forma que podem ser um pouco mais longos do que o normal. Depois que você selecionar o domínio desejado, será redirecionado para o site Bluehost, onde deverá efetuar a compra.
Domínio web hosting é um termo usado para descrever o que as pessoas estão procurando, quando decidem usar uma empresa de hospedagem de sites, onde você adiciona um nome de domínio. Algumas pessoas têm o equívoco de que quando você quer usar uma empresa de hospedagem, você precisa de uma empresa que também suporta nomes de domínio. Na verdade, se é pago hospedagem, o provedor de hospedagem tem que ser capaz de ter a função de adicionar domínios.

Obrigar você a comprar serviços e recursos adicionais: os registradores geralmente tentarão "vender adicionais" ou "fazer venda cruzada" de coisas que você não precisa. Por exemplo, eles podem sugerir que você compre terminações de domínio adicionais que sejam estranhas e pouco úteis (como .info ou .co). Eles também podem oferecer o agrupamento de seu domínio com vários outros serviços que você talvez nunca use.

Exemplo: Uma entidade poderá registrar quantos domínios quiser sob COM.BR, ou sob IND.BR, mas, se possuir o domínio XXX.COM.BR, não poderá registrá-lo também em IND.BR. Ou seja, se tiver XXX.COM.BR não poderá registrar XXX.IND.BR, por se tratar de domínios genéricos. Já nada impede que, caso essa entidade preencha os requisitos para registrar sob TV.BR, registre também o XXX.TV.BR, porque TV.BR é um domínio com restrições próprias sendo assim, às quais não se adicionam as restrições de homonímia, logo podendo ser criado.
×