Os TLDs são divididos em duas categorias. A primeira denomina-se Country Code Top-Level Domain (ccTLD), ou Código do País para o Domínio de Primeiro Nível. É designado para países ou regiões e representada por um código composto por duas letras, geralmente baseado no padrão ISO 3166-1 (por exemplo, “.br” para Brasil, “.au” para Austrália e “.jp” para Japão) (ISO, 2011). A segunda categoria, denominada TLD genérico (gTLD), não é relacionada a aspectos geográficos e tem uma forma genérica de utilização (por exemplo, “.com” para uso comercial e “.int” para organizações internacionais).

Os países cada vez mais têm considerado os códigos nacionais de domínios como parte estratégica de sua política de internet, integrante de sua soberania nacional e, em alguns casos, fonte de receita (OCDE, 2006). Ou seja, a questão “quem deve administrar o ccTLD?” deixou de ser acadêmica e passou a ser política. Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (2006, p. 4):


Operador do registro (registry, em inglês), gestor do ccTLD ou simplesmente “registro” é a entidade responsável pelo repositório oficial e centralizado de todos os nomes de domínios registrados sob um ccTLD. É o responsável por publicar eletronicamente essa lista de nomes para o sistema de nomes de domínios (DNS), composto por vários servidores. Para tanto, essa entidade deve dispor da infraestrutura tecnológica necessária para comportar as suas bases de dados e para trocar informações com os servidores DNS, garantindo o funcionamento da internet sob aquele TLD, seja um ccTLD ou um gTLD. Também cabe ao operador gerir a alocação de endereços IP destinados àquele ccTLD, bem como manter informações adicionais, como os contatos dos proprietários dos nomes de domínio e o registrador que registrou o nome de domínio para o usuário (BUSH; HUTER; WENZEL, 2006).
Olá, o artigo de hoje segue uma linha didática e é voltado para quem está começando agora no mundo web, principalmente quem quer registrar a sua marca na internet e inaugurar o seu primeiro website. Falaremos sobre o registro do domínio e suas vantagens, o que é a hospedagem do seu site, contas de e-mails personalizadas com o nome da sua empresa, dentre outras informações. Lembre-se: Se tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário que lhe responderemos!
Seria importante o Comitê Gestor da Internet se entrosar com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e as Juntas Comerciais para só registrar o nome de domínio dos titulares das marcas e das empresas, mas isso iria gerar muita burocracia e também não iria resolver todos os problemas, como no aludido exemplo da marca Veja, ou no caso de pessoas físicas homônimas. Imagine o caso de um novo livro de sucesso: o autor do livro, titular do direito autoral, pode ser desconhecido, nada impedindo que um terceiro registre o nome de domínio de seu livro junto ao comitê gestor.
Nos nossos planos de hospedagem de sites Prata e Ouro você irá receber um registro de domínio grátis nos planos acima de 12 meses, assim como a instalação do certificado SSL inclusa no Plano Ouro. Garantindo uma segurança ainda maior para seu site e tornando seus sites ou lojas de e-commerce mais seguros. Alem de beneficiar para o SEO do seu site e ajudando na visibilidade dos buscadores Google. Inicie já seu projeto online, estabeleça sua presença e comece a explorar as grandes vantagens da internet.
Você executar uma busca por boas idéias com o nosso gerador de nomes de domínio. Com o nosso serviço, não é mais necessário verificar se um domínio está disponível para registro. Você encontrar e comprar o melhor nome de domínio que você gostaria de registrar para o seu startup! Nós fazemos a transferência para o seu registrador em poucos dias. Você pode comprar o domínio cativante que irá impulsionar o seu negócio na internet! Pode contactar-nos se você precisar de ajuda.
Amcham Business Day Anatel Banda larga Blog cache campanhas CGI.br como melhorar seu Wordpress cPanel Cubocc depoimento desenvolvimento Dicas DNS domínios E-mail marketing email feedback Flush DNS Hospedagem hospedagem de sites IAB instalação internet iseminar Jovem Nerd Mail Mandic melhor horário performance plugins plugins para turbinar o Wordpress redes sociais Registro de domínio segurança sistema de afiliados site corporativo StarHosting tunning Tutoriais tutorial vps W3C Windows Live Mail Wordpress
×